PIBID na escola: práticas e experiências no ensino de geografia

R$57,13

SKU: 9788551823828 Categoria:

Descrição

A intrínseca relação universidade-escola oportunizada pelo PIBID possibilita aos Professores de Ensino Superior que dele participam rever as práticas docentes, em sala de aula, culminando no que-fazer docente diferenciando, a cada momento em que se depara. Mencionam-se aqui as inúmeras experiências promovidas pelos nove Subprojetos do PIBID, dentre eles, o Subprojeto PIBID Geografia, desenvolvido no Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, em conformidade com a Portaria Normativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal desino Superior (CAPES) Nº 096, de 18 de Julho de 2013 (CAPES: 2013), através do Edital 061/ 2013 (UFCG: 2013), com vigência no período de 2014 a 2018.

Os registros expressos neste livro ‘PIBID NA ESCOLA: Práticas e experiências no ensino de Geografia’ dizem respeito à produção realizada pela Equipe executora do Subprojeto Geografia, a qual executou ações, aprimorando a formação inicial discente para a docência, no CFP/UFCG e, no Curso de Licenciatura em Geografia, desvelando novos perfis na formação profissional docente, especialmente se considerar o espaço geográfico no qual se está inserido, o Semiárido Nordestino, na mesorregião do Sertão Paraibano. Ao se referir a este recorte espacial se remete às diversas singularidades, as quais carecem de especial atenção, o que deve ser tratado no âmbito da educação contextualizada com as realidades dos sujeitos educandos e, traduziu-se como elo de discussões neste livro.

Cícera Cecília Esmeraldo Alves

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (1999), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Foi professora do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA no período de 2002 a 2010. Ministrando as disciplinas de: Prática de Ensino, Projeto de Pesquisa em Ensino de Geografia, Prática de Ensino III: Analise Socioeconômica, Recursos Naturais e Geografia do Turismo. Coordenadora do Projeto Revitalização Florestal Solidária: Conservação e Reflorestamento da Floresta Nacional do Araripe (Ministério da Justiça). Atualmente é Docente do Curso de Geografia (Adjunto II) da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, ministrando as disciplinas de Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso-TCC e Estágio Supervisionado em Geografia. Bem como, Coordenadora do Subprojeto - Geografia/CFP/UFCG, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência - PIBID e Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino em Geografia - LAPEG.

Firmiana Santos Fonseca Siebra

Graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É Professora da Universidade Regional do Cariri - URCA / Departamento de Geociências / Associado O. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Regional, Geografia Urbana / Mobilidade Urbana e Gestão da Acessibilidade e Prática de Ensino.

Ivanalda Dantas Nóbrega di lorenzo

Doutora em Educação na Linha de Educação Popular (2009) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Geografia pela UFPB (2007), Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB (1997), Graduada em Bel. Geografia pela UFPB (2002) e Graduada em Licenciatura em Geografia pela UFPB (2003). Tem experiência nas áreas Educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação à Distância (EaD), Educação Básica, Extensão Rural, Ensino de Geografia e, na área de Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, Ensino de Geografia, Educação do Campo, agroecologia, mediadores sociais, assistência técnica e extensão rural e recursos hídricos. Foi Assessora Estadual de Educação do Campo, de Comercialização, de Indígenas, e, de Juventude do Campo pela Emater-PB, Professora de Educação Básica pela PMJP/Pb, Coordenadora da EAD do Polo Municipal de Apoio Presencial de João Pessoa - PB. Atua como Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Ensino de Geografia, onde foi Assessora de Graduação do CFP/UFCG; Coordenadora de Gestão do PIBID CFP/UFCG, Campus Cajazeiras-PB no Edital 2013 UFCG. Atualmente atua como Coordenadora da Unidade Administrativa de Geografia, Coordenadora de Área do Subprojeto PIBID Geografia e Colaboradora no Subprojeto Residência Pedagógica de Geografia do CFP UFCG.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PIBID na escola: práticas e experiências no ensino de geografia”